Invoice Home Blog

4 Passos Simples para Começar a Fazer Freelance

Publicado Outubro 29, 2020



“4

Muitos querem fazer freelancing, mas pode ser difícil identificar por onde começar. Para saber mais como iniciar no freelancing, siga estes passos:


1. Escolha uma Área Específica

Você provavelmente tem um senso geral da área na qual você quer começar. Mas se especificar ainda mais dentro da sua área lhe ajudará a iniciar, e conseguir mais trabalho no futuro.

Se você está buscando começar pela escrita freelance, pense sobre que tipo de escrita você gostaria de fazer. Escolha uma subsecção mais específica, seja escrever artigos jornalísticos, posts em blogs, ou texto de anúncio. Para aqueles que buscam seguir a área de desenvolvimento freelance, você está buscando trabalhar em desenvolvimento mais frontal ou trabalho mais de trás das câmeras? O mesmo se aplica à designers, artistas, ou qualquer outra área que você consiga imaginar.

Pense em que tipos de trabalho lhe interessam, e persiga isso primeiro. Se você se tornar mais específico e começar com um nicho, você vai ter muito mais facilidade para iniciar.


2. Construa um Portfólio

Você não precisa ter uma experiência direta no campo em que você gostaria de começar a fazer freelance. Mas você vai precisar ter algum tipo de comprovação sobre suas habilidades. Imagine se alguém viesse até você e dissesse "Eu nunca toquei em uma chave inglesa na minha vida, mas eu ficaria feliz em instalar seu banheiro novo! Você (legitimamente) não iria deixá-lo(a) em qualquer lugar perto de sua casa. O mesmo vale para potenciais clientes que estão procurando freelancers.

Para demonstrar a um potencial cliente que você é qualificado para iniciar o trabalho como freelancer, é importante ter um portfólio para mostrar a eles. Mesmo que você nunca tenha trabalho naquela área específica antes, juntar alguns trabalhos de amostra para demonstrar sua habilidade pode lhe levar mais longe do que você imagina.

Por exemplo, se você quiser começar a fazer escrita freelance, escreva um punhado de exemplos de artigos ou posts de blog sobre tópicos que lhe interessam. Se você é um designer, construa um portfólio com um pouco da sua arte. Desenvolvedores freelance especialmente devem ter uma coisa tangível para que possam demonstrar sua habilidade.

Poder dizer “Aqui está um exemplo do meu trabalho recente”, vai muito além de “Aqui está uma lista das minhas qualificações”. Então comece a construir seu portfólio!


3. Entre em contato

Uma vez que você já tem a sua área especificada e seu portfólio preparado, é hora do passo menos animador da sua jornada como freelance: conseguir potenciais clientes.

Há muitas maneiras de encontrar novos clientes como um freelancer. Você pode criar um perfil em sites como o Fizer ou UpWord assim os clientes vêm até você. Novos freelancers geralmente compartilham seu conteúdo nas redes sociais, na esperança de assim achar interessados. Muitos também começam simplesmente por entrar em contato com pessoas ou empresas na sua área desejada via email. É uma ótima maneira de começar! Só não se deixe intimidar por um longo trecho de clientes desinteressados.

Você pôde querer saber qual a melhor maneira de abordar novos clientes. Bom, a melhor maneira na verdade é realmente... todas elas! Não coloque todas as suas cartas na mesa de uma vez. Ao diversificar sua abordagem para achar novos clientes, você está se dando melhores chances de achar um vencedor. É muito esforço, mas vale bem a pena!


4. Acompanhamento

Até agora, você já teve alguns clientes e já fez uma boa quantidade de projetos. Maravilha! Mas não os deixem ir. É hora de colocar suas habilidades de articulação em teste e nutrir essa nova relação. Você se surpreenderá com a freqüência de como um projeto pode vir a tornar-se em cliente de longo prazo para freelancers!

Comece com um simples email de acompanhamento. Algo como “Foi um prazer trabalhar com você neste projeto, e adoraria que trabalhássemos juntos em breve no futuro!” dentro de uma semana da finalização do projeto é típico. Mas não tenha medo de acompanhar com mais freqüência.

É uma boa prática enviar ao cliente a cada um ou dois meses perguntando se eles estão procurando por freelancers. Mesmo se não houver nada disponível agora, é uma ótima maneira de continuar sendo a primeira opção em mente sempre que aparecer um novo projeto.
Então não se sinta constrangido, faça o acompanhamento e mantenha esse cliente!


Ao seguir estes passos, você estará trabalhando como um freelancer. Para manter seu trabalho o mais tranquilo possível, leia esta lista de erros comuns que os freelancers cometem, e saiba como evitá-los.



Se você precisar de ajuda ou tiver alguma dúvida, envie um email para support@invoicehome.com

Obrigado por usar o Invoice Home!

Postagens no Blog