Invoice Home Blog

Como Fazer Seu Cliente Pagar Pela Sua Fatura

Publicado Janeiro 27, 2021



“Como

Fazer com que seus clientes paguem você deveria ser a parte fácil do trabalho. Você já fez todo o trabalho duro de encontrar um cliente, concordar com um preço, finalizar o trabalho e entregar o trabalho final. Você deveria poder sentar e deixar o dinheiro rolar para dentro. Infelizmente, nem sempre as coisas funcionam dessa maneira. De acordo com a Agência de Proteção de Crédito, quase 50% dos freelancers têm recebido consistentes pagamentos atrasados de faturas.

Neste post, nós vamos analisar como fazer com que o cliente pague sua fatura, incluindo alguns passos que você pode tomar antes mesmo de começar o trabalho para garantir que você seja pago de forma justa e na hora. 



Antes de Você Trabalhar


1. Envie um Acordo de Prestação de Serviços ao Seu Cliente

Nós já falamos disso antes, e vamos dizer de novo. Um acordo de prestação de serviços(ou simplesmente um contrato) é a ferramenta número um que você possui à sua disposição  para garantir que um cliente lhe pague a quantia correta na data certa. Antes mesmo de aceitar o trabalho, envie ao seu cliente um acordo de prestação de serviços. Esse acordo deve descrever os detalhes do seu trabalho, incluindo: 


  • Exatamente o trabalho que você irá realizar
  • Quanto tempo o trabalho geralmente leva para ser feito 
  • Quanto você cobrará(incluindo taxas de atraso)
  • Quando o pagamento é devido
  • Quaisquer outros detalhes

Conseguir com que os clientes concordem com esses detalhes por escrito antes do tempo lhe permite possuir um bom documento de rastreio no qual você pode usar depois, caso a cobrança de pagamento fique mais difícil. 


2. Escreva Termos & Condições Claros

No seu acordo de prestação de serviços e na parte inferior da sua fatura,  deixe os seus termos de pagamento claros feito água. Não deixe nenhuma dúvida sobre quanto o cliente vai lhe dever, quando o pagamento é devido, e quais são as consequências de pagamentos atrasados. 

Por exemplo, uma fatura padrão pode dizer “Vencimento dentro de 10 dias.” E está tudo bem, e você ainda pode ir além. Na sua fatura e no seu acordo de prestação de serviços, algo como “Vencimento dentro de 10 dias da emissão da fatura” ou até mesmo “Pagamento integral até (data exata)'' e não deixe nenhuma área em cinza de quanto e para quando o cliente lhe deve. 


3. Peça por um Depósito

Uma boa maneira de garantir que o seu cliente pague sua fatura: peça por um depósito antes do trabalho começar. Especialmente quando estiver lidando com um novo cliente, receber um pagamento parcial adiantado alivia um pouco a pressão de “correr atrás” das faturas mais tarde. Caso um cliente hesite ou se recuse a cooperar com um depósito, você terá uma ideia de como eles vão lidar com um pagamento integral lá na frente. 

Um depósito de 50% é padrão, mas dependendo da linha de trabalho e seu nível de experiência indo mais alto ou mais baixo também é bom.


Após a emissão da fatura


4. Consiga uma Confirmação

Seu e-mail pode facilmente ter se perdido na caixa de entrada do seu cliente, ou ele(a) pode ter aberto com a intenção de lê-lo mais tarde, para nunca ser visto de novo. Isso acontece, geralmente, por puro esquecimento.  

Quando emitir uma fatura ao seu cliente(com termos e condições integrais, claro), é útil pedir-lhes para responder com a confirmação de que receberam a sua fatura. Inclua algo no seu e-mail como “Por favor, responda com a confirmação de recebimento da fatura..” Se você não receber uma resposta dentro de alguns dias, envie um e-mail de acompanhamento e peça por confirmação de novo. Conseguir uma confirmação é uma indicação útil de que sua fatura não se perdeu ou foi ignorada. 


5. Faça um Acompanhamento Com Seu Cliente

Independentemente do seu cliente ter pago sua fatura ou não, ainda assim é bom fazer um acompanhamento depois que você concluir o trabalho. 

Se eles ainda não pagaram pela sua fatura, envie um rápido e-mail de acompanhamento depois de uma ou duas semanas, perguntando se eles ficaram satisfeitos com seu serviço e mencione como você estará atento esperando pelo pagamento da fatura. 

Se o seu cliente pagou sua fatura (e mesmo que não tenha pago), entre em contato com eles perguntando se eles deixariam uma avaliação no seu site ou na página do Facebook. Isso criará avaliações para o seu serviço, o que lhe ajudará a trazer mais tráfego ao seu negócio. E caso o cliente ainda não tenha pago sua fatura, ver o seu nome na caixa de entrada servirá como um sútil lembrete que você está por aí, esperando pela sua provável fatura vencida. 


6. Não Recue

Correr atrás de faturas é exaustivo. Pode ser frustrante, e desistir é tentador. Há alguns casos raros onde o cliente irá propositalmente adiar sua fatura, ou simplesmente se recusará a pagar a quantia integral que é devida. Não tenha medo de cutucar seu cliente com frequência para que eles lhe paguem. Contacte regularmente um cliente que pague atrasado (ou que pague parcialmente), lembrando-os de completar o pagamento. 

Se lhe pedirem para renegociar o seu preço depois do trabalho feito, você tem um documento de evidência que o cliente já concordou. É o seu suado dinheiro, então vá buscá-lo! 


Todas essas ferramentas juntas deixarão sua vida mais fácil como um freelancer ou como um proprietário de pequeno negócio. Siga estes passos, e você conseguirá gastar menos tempo correndo atrás de faturas e mais tempo fazendo o que você faz melhor!




Se você precisar de ajuda ou tiver alguma dúvida, envie um email para support@invoicehome.com

Obrigado por usar o Invoice Home!

Postagens no Blog