Invoice Home Blog

Como evitar pagamentos em atraso nas faturas

Publicado Julho 19, 2020



Business Invoice


Ser pago não deve ser um problema. Mas infelizmente, todos nós já tivemos clientes que consideram nossos termos e condições de pagamento nada mais que uma recomendação educada. Outras vezes, os clientes podem simplesmente esquecer sua fatura. De fato, quase metade dos freelancers recebe pagamentos atrasados de forma consistente. Pode parecer que está fora de seu controlo, mas existem medidas que você pode tomar para evitar e lidar com clientes que pagam tarde demais.



1. Faça com que seus clientes assinem um contrato de serviços

Esta é uma medida preventiva que você pode tomar ANTES de fazer o trabalho. Quando você e o cliente chegarem a um acordo, envie um contrato de serviços antes de iniciar o projeto. Não se preocupe, você não precisa ser um advogado para escrever um. Existem muitos modelos disponíveis para você usar.s

Este contrato deve detalhar um preço final, datas de vencimento do pagamento e quaisquer taxas de atraso de pagamento case o cliente pague após a data de vencimento. Quando o cliente assina este contrato, você tem uma prova de que o cliente concordou com todos os termos e condições da transação. Este é um recurso incrível ao qual você pode se referir quando lida com pagamentos em atraso, além de outras disputas de pagamento.


2. Escreva termos e condições de pagamento claros

Isso quase não precisa ser dito, mas é importante o suficiente para justificar a menção. Na parte inferior de cada fatura, você sempre deve ter uma pequena seção "termos e condições". Isso detalha os termos e condições do seu contrato (duh, certo?).

Escreva algo curto e direto sobre os detalhes do pagamento. Algo como "pagamento devido dentro de 15 dias" está bom, mas você pode ir ainda mais longe. “O pagamento é devido no prazo de 15 dias úteis após a emissão” ou mesmo “A ser pago integralmente até (data exata)” são dois exemplos que não dão margem a erros de interpretação. Seja específico.


3. Peça confirmação

Se você não perguntar, nunca saberá. Seu e-mail pode ter sido facilmente perdido na caixa de entrada do seu cliente ou aberto com a intenção de ler mais tarde, para nunca mais ser visto. Isso acontece, geralmente através do puro esquecimento.

Quando você emitir sua fatura (com os termos e condições de pagamento completos, é claro), peça aos clientes que respondam confirmando que receberam o e-mail de você. Envie algo como "Responda com a confirmação de que você recebeu esta mensagem". Se eles não responderem dentro de 48 horas, dê seguimento e peça confirmação. Este é um indicador pequeno, mas útil, de que sua mensagem não foi perdida ou ignorada.


4. Dê seguimento

Dê seguimento junto do cliente uma ou duas vezes após o envio da sua fatura final (se ela foi paga ou não). Envie a eles um e-mail curto perguntando se eles recomendariam seus serviços a um amigo ou colega ou pedindo para deixar um comentário no seu site ou página do Facebook. Você nem precisa pedir seu dinheiro diretamente. Ver o seu nome na caixa de entrada dele ajudará você a ficar na mente deles e a lembrar-se de pagar pelo seu trabalho duro. 


5. Mantenha-se firme

Na maioria das vezes, os pagamentos em atraso são devidos ao esquecimento em geral. Mas há casos em que os clientes negligenciam propositadamente o pagamento ou se recusam a pagar na íntegra. Nesses raros casos, não tenha medo de ripostar. Quando o pagamento estiver atrasado, entre em contato com o cliente regularmente para lembrá-lo de que ele deve concluir o pagamento.

Se eles tentarem solicitar descontos ou alterações no preço após a conclusão da tarefa, não volte atrás. Mantenha-se firme e aponte para seus documentos para mostrar que seus preços foram previamente acordados. É o seu dinheiro suado, você merece!


Pedir dinheiro pode ser frustrante e até estranho, mas siga estas 5 dicas e você verá uma queda nos pagamentos em atraso em breve.



Se você precisar de ajuda ou tiver alguma dúvida, envie um email para support@invoicehome.com

Obrigado por usar o Invoice Home!

Postagens no Blog